O que é geração de energia ?

A geração compartilhada é uma das modalidades do Sistema de Compensação de Energia Elétrica, criado pela Resolução 482/ 2012 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Na geração compartilhada, um grupo de consumidores reunidos em uma cooperativa ou consórcio, dentro da mesma área de concessão, divide entre si os créditos de energia gerados por uma usina de micro ou minigeração.

Como isso funciona na prática ?

É simples: a energia solar é captada por placas fotovoltaicas, instaladas na usina, que a transformam em energia elétrica.

Essa energia elétrica gerada na usina é distribuída para a rede elétrica, e a quantidade de energia que foi injetada na rede de distribuição é compensada na conta de luz do cliente que adquiriu cotas daquela usina.

Qual vantagem em fazer parte da CleanClic ?

Adquirindo cotas de uma usina geradora de energia, será compensada na sua conta de luz a quantidade de créditos de energia relativa à quantidade de cotas. Assim, você pagará menos na sua conta de luz, economizando mensalmente.

Por que eu preciso fazer parte de uma cooperativa, para ser cliente da CleanClic?

Essa regra é prevista na resolução normativa nº 482, de 17 de abril de 2012, sob regulamentação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

O que eu preciso para me tornar um cliente da CleanClic ?

É simples! Você precisa:

1. Ser titular da sua conta de luz e ter um cartão de crédito que possa usar;

2. Fazer uma conta na CleanClic;

3. Ser um cooperado Sicoob e integralizar uma cota-parte de R$ 10,00;

4. Adquirir cotas de uma usina.


Para isso, é preciso que tenhamos cotas disponíveis nas nossas usinas. Caso essas cotas não estejam livres quando você se juntar a nós, não desanime! Em breve entraremos em contato com você.


Depois disso, é só aproveitar a economia!

Após me tornar cliente CleanClic, dentro de quanto tempo irei usufruir do desconto na conta de luz ?

De acordo com a Aneel, os dados devem ser passados para a concessionária por escrito com antecedência de 60 dias. Ou seja, após se tornar cliente CleanClic, você usufruirá do desconto após até 60 dias.


Você só passará a pagar a mensalidade da CleanClic após começar a usufruir do desconto na sua conta de luz, e toda a comunicação com a concessionária é por conta da Cleanclic!


O prazo de até 60 dias também vale para cancelamento e alteração do plano (quantidade de cotas adquiridas).

É necessária a instalação de placas solares no meu imóvel ?

Não!


No modelo de geração compartilhada de energia, você pode usufruir de descontos mensais na sua conta de luz sem a necessidade de instalação de placas na sua residência.

Para participar, eu devo ser o titular da minha conta de luz ?

Sim


Se você registrar os seus dados na conta da CleanClic, você deve também fazer parte de uma cooperativa e ser titular da sua conta de luz.


Se você não for o titular, você pode solicitar a alteração de titularidade junto à concessionária, isto normalmente leva em torno de dois dias.

Qual é o papel da minha concessionária, se eu me tornar um cliente CleanClic ?

Você continuará consumindo a energia que vem da concessionária. Independente de quantos créditos de energia as suas cotas proporcionem, você sempre terá que pagar, pelo menos, o custo de disponibilidade cobrado em sua conta de luz - que é a taxa mínima exigida pela concessionária.

Nos meses de chuva, o meu desconto diminuiu?

A geração de energia elétrica depende da captação da energia solar, portanto, essa geração varia mensalmente, e nos meses de chuva o desconto pode ser menor.

Ainda tem dúvidas ?